sábado, 18 de dezembro de 2010

Precisando de uma reforma...

Quando comprei a casa, sabia que ela precisaria de uma boa reforma...Eu ia aproveitar que ela não tinha nenhum acabamento, então seria mais fácil fazer o quebra quebra sem ficar com pena do que seria perdido, além do mais a casa não tinha nenhuma ventilação era uma casa demasiadamente quente.

Como foi construída por uma pessoa que não tinha conhecimentos técnicos e nem procurou por uma orientação. Os cômodos foram construído de maneira desproporcional, o quarto do casal era menor que o quarto social, a cozinha ficava ao lado do quarto do casal, a sala era minuscula e mal dava para por uma televisão com jogo de sofá.



Bom, não consegui deixar a planta com o visual mais limpo, mas vou tentar explicar:

1º As paredes em preto são paredes exitentes;
2º As tracejadas em amarelo são as que foram demolidas 
3º As azuis que são construídas. 

Tenho uma amiga arquiteta que me ajudou nessa questão de ventilação, iluminação etc etc. Essa foi a planta básica para o quebra-quebra. "Embora seja da área, nunca despense uma orientação mais experiente, os arquitetos são feras nisso"

É isso aí, quebrei o quarto social (que era de uma menina de 6 anos) enorme, e parte dele passou a fazer parte da minha sala, que ficou com um tamanho legal. Sempre quiz ter uma casa para receber amigos, família, um lugar para visitantes. Então investimos numa sala ampla e arejada.


Antes - No corredor comprido até chegar na sala


Antes - Sala com Ventilação Transversa

Antes - Na sala havia uma porta de correr de Blindex

A outra parte do quarto social, transformamos em cozinha, trouxemos para o centro da casa. Pois a cozinha era ao lado do quarto do casal, affi, imagine o  quarto social ao lado da cozinha...fiquei pensando nas amigas que irei levar em casa para fazer aquele bolo, aquela receita, aquela reuniãozinha que sempre fazemos na cozinha...não dá neh??? Ao lado do quarto e se o maridão quiser dormir, ou até mesmo as pessoas não ficarem a vontade.

FOTOS DA COZINHA E PROJETO

Na verdade não tínhamos $$$ para uma mega reforma então pensei, vou quebrar algumas paredes relocar alguns cômodos e fazer um belo acabamento...DOCE ILUSÃO!!! a casa não tinha vigamento, nenhuma base de sustentação...e eu comP Engenheira pensei: F... é isso aí amigas!!! Uma grana que não estávamos pensando em gastar teve que ser usada. Como? Nem pergunte...e imagine isso tudo em meio aos preparativos do casamento. Acho que realmente fui doida, meu noivo hj meu atual marido, falou se não era melhor agente deixar para reformar a casa depois, mas eu insisti imagina...Casar sem ter um lugar para ficar e olha que eu já sabia que no início do casamento nós não íamos ficar na casa, pois ele trabalhava fora da minha cidade.

Mas não me arrependo uma hora teríamos que fazer, acho que se fízessemos depois poderíamos absorver melhor a reforma, aumentando o nível da casa, fazendo uma instalação elétrica melhor,etc etc etc. Mas não me arrependo, estamos passando um pouco apertados por tudo o que foi realizado, mas o resultado é ótimo.






 Com a casa sem estrutura e fundação, tivemos que macaquiar toda a casa e virou um paliteiro, para poder demolir  todas as paredes.  Fizemos fundações, pilares e vigas na parte da frente da casa, pois ela já estava com fissuras estruturais, ou seja, o peso da laje não estava aguentando o vão que era suportado por uma parede. Lembram do quarto social enorme (da menina de 6 anos). Então fizemos toda a estrutura...MEU DEUS  e nem sabíamos se teríamos $$$ para finalizar.

COZINHA

O quebra-quebra foi geral, na cozinha então foi um marco...então já que tínhamos que estruturar a casa então fomos radicais, tiramos a cozinha dos fundos e passamos para o centro da casa, assim resolvemos a questão da cozinha ao lado da casa!!!





Vejam o parede lilás ao fundo - era um quarto que foi transformado na cozinha e acréscimo da sala

Atrás dessa bancada era a antiga cozinha que passou a ser o quarto social

Nessa área na foto acima eu sinceramente não entendi, acho que o dono anterior queria fazer uma copa ou uma cozinha americana então descidiu pintar a parede de rosa pink e deixar esse vão atrás da pia. Daí então nasceu a nossa cozinha,  e na parte de tras ficou sendo o quarto social.

QUARTO SOCIAL

O quarto social  (todo pintado em lilás reparem na foto acima) ficava ao lado da cozinha também (ou seja eram dois quartos e a cozinha no meio dos dois), eu achava que o quarto social foi contemplado com um tamanho maior que a sala então decidi deixá-lo menor, ou melhor decidi mudá-lo de lugar...hoje o quarto está nos fundos, ao lado do quarto do casal. E essa área hoje é a cozinha....




SUÍTE  DO CASAL 

Como íamos acrescer as paredes nos fundos, pois havía uma área externa atrás da casa sem muita utilidade, aproveitamos para acrescer os quartos dos fundos. Com esse acréscimo (o famoso puxadinho, rs) foi possível fazer um closed no nosso quarto, num tamanho bom assim, dessa forma unimos o closed com o jardim de inverno e nosso banheiro, ficou um ambiente bastante agradável, não vejo a hora de deixá-lo do nosso jeitinho.


Acrécimo e quebra quebra



Jardim de Inverno


Jardim de Inverno - Banheiro - Closed



Então assim ficou definida a reforma...a planta assim não ficou muito clara, ainda estou me adaptando ao blog e logo logo vou ficar expert e postar todos os detalhes...Uffa esse post ficou enorme, mas eu acredito que tenha valido apena foram 5 meses de muito trabalho, muita correria, ainda falta muito para terminar e deixar tudo do jeitinho que eu sempre quiz, meu marido me apoia sempre é o meu grande aliado, nessa batalha!!!

4 comentários:

  1. ola !!
    Vi q vc passou lá no blog e vim retribuir...Já estou te seguindo !! Estou acompanhando suas atualizações !!! Seja bem vinda !!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oiee
    retribuindo sua visitinha...
    nossa que quebra-quebra einn! fui lendo o post e cheguei a me perder de tantas paredes derrubadas e contrauidas!! hehe
    agora vai ter q ir aos poucos, vai arrumando cada cômodo do jeitinho que vocÊ sonha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi,poxa que obra em?mas quando acabar vc vai da risadas de tudo isso, e vai ver que valeu muito apena.Estou te seguindo ta querida beijos pra vc e uma otima semana.

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Obrigada pela visita! to te seguindo tbmmm!!!!!

    Vai ficar show heimmm!!!

    Amei o jardim de inverno!! no meu primeiro andar não deu pra fazer...mas quando eu fizer o segundo andar...vou fazer!!

    Ainda não tenho quartos...rsrs..um dia chego la!

    ResponderExcluir